sábado, julho 02, 2005

Eu e a informática II

Continuando da primeira parte da história.

No final do ano de 1997 eu já estava mexendo em tudo quanto era coisa do windows, mas uma coisa faltava, eu não tinha o famoso kit multimídia, então em 1998 eu consegui comprar o danado, vinha com um drive de cd pró-terra e placa de som crystal alguma coisa, essa placa era compatível com soundblaster, então dava pra jogar as coisas direitinho. Também em 98 eu comprei meu primeiro modem, um usr 33.6k isa, muito bom ele, eu lembro da febre que era o mp3 em 98 e eu ficava de fora, mas agora com minha plaquinha de som eu poderia baixar as benditas mp3's pro meu computador, lembro que a primeira mp3 que eu baixei foi Do The Evolution do Pearl Jam, depois eu fui aumentando meu estoque de mp3 no hd, não dava pra baixar muita coisa porque conexão dial up sux, e também ficava caindo direto a linha do modem.

Vem o ano de 1999, eu troco meu cyrix 100 MHz por um k6-2 350 MHz com placa pc-chips (pc shits), mas continuava com meu super hd de 1.2 gb, era massa como eu espremia as coisas pra caber nesse espaço, lembro que tinha um jogo que ocupava quase 50% do hd só ele, mas eu arrumava tudo pra caber direitinho.

Em 99 eu comecei a me interessar por um sistema operacional chamado GNU/Linux, todo mundo falava de Linux nesse momento, e eu queria saber o que era esse universo, então foi ai que eu me deparei com um projeto chamado zipslack, tinha a vantagem de ser pequeno e rodar na mesma partição do windows, eu não precisaria perder nenhum dado, e ao mesmo tempo era um sistema slackware completinho e pronto para mexer.

E foi ai que eu comecei a engatinhar no mundo Linux, eu conseguia botar pra rodar o ambiente gráfico e até compilava o wmaker pra rodar, eu saia a caça dos how-to's da vida para sair do buraco. Foi em 99 também que eu tomei coragem e resolvi instalar o linux de verdade no meu computador, crie as duas partições e mandei bala, só que para minha decepção o ambiente gráfico não rodou, já que eu estava com a placa onboard do pc-chips, não era como antes que eu rodava o zipslack mas a placa era uma s3 que era suportada.

Depois eu esperei até que saisse alguma versão que tivesse suporte ao meu hardware, depois que saiu eu comecei a testar todo tipo de distribuição no meu computador, e terminei ficando com o slackware 7.1 como base, passei de 99 até 2004 usando só o slackware praticamente, aprendi a maioria das coisas fuçando pelo sistema, em 2004 finalmente eu consegui uma conexão adsl 256/128 eassim pude testar outras distribuições como o Gentoo e o Debian Testing/Unstable.

Atualmente eu estou me dedicando mais a aprender programação para web, mais precisamente php+mysql, mas ainda tenho uma grande alegria em mexer com Linux em redes.


Acho que eu encerro por aqui a minha história com a informática, imagino que isso não mudou em nada a sua vida, mas é assim mesmo, a vida continua :-P


o/

Nenhum comentário: