sexta-feira, julho 01, 2005

Eu e a informática

Um breve histórico de como a informática entrou em minha vida

Na minha infância eu não tive contato com computador, na verdade computador naquela época (198x) era algo raro de se ter em casa, as pessoas tinham na maioria das vezes o contato por meio do trabalho.

Então eu posso dizer que o meu pré-contato foi por meio dos videogames, isso mesmo, aqueles joguinhos do atari, master system, mega drive (parei por ai) desenvolveram em mim o gosto de buscar algo mais naquele brinquedinho eletrônico, eu queria descobrir o melhor método para terminar o jogo mais rápido, eu tinha contato com uma gui (Graphical User Interface ou interface gráfica) antes de ter um computador propriamente dito, além de despertar o gosto pela busca de informações para facilitar minha vida nos jogos.

O primeiro contato com um computador foi com meu primo, ele tinha um 386 que rodava win 3.1, nossa era a coisa mais perfeita do mundo, aquele paintbrush rodando em um monitor preto e branco, aquela barrinha piscando quando ele ia colocar um comando no msdos me enchia os olhos, eu queria ter um primeiramente para jogar (no computador você podia copiar os jogos em disquetes) e pra fazer outras besteiras como trabalho escolar (essa é a desculpa pra comprar um computador).

O segundo contato foi no trabalho do meu pai, ele trabalha com contabilidade e eu de vez em quando dava um pulinho no trabalho dele e ficava usando o computador, já era usado o win95 nessa época, tranquilo para mim, navegar naqueles menus era como os menus de um jogo qualquer, então eu ia mexendo em tudo que podia para saber cada vez mais. Lembro que meu primo tinha o jogo nascar racing de 94 pra o computador, era um jogo muito bom e vinha em 7 disquetes compactados com o super ARJ, então eu pedi emprestado para instalar la no trabalho do meu pai, segui umas instruções do meu primo (era como seguir uma dica de revistinha de videogame) e consegui instalar o jogo, e ainda escondi ele em um diretório para que não descobrissem.

Eu achava muito fácil tudo isso, era algo que eu assimilava em instantes, então um belo dia no ano de 1997 (eu tinha 14 anos), meu pai finalmente compra um computador para mim, era uma máquina, um ciryx 686 100MHz, 8 MB de ram, HD de 1.2 GB, rodava windows 95 com microsoft plus!. Algo interessante acontecia porque eu me interessava mais nos comandos do msdos do que navegar pelo win95, eu preferia copiar as coisas pelo copy do msdos do que usar o copiar colar do explorer. Como não podia deixar de ser, eu ferrei o windows em pouco tempo, acho que durou uns 2 meses, eu tentei ganhar mais espaço usando o drivespace e terminei ferrando tudo, levei umas broncas do meu pai e o computador foi pra assistência, cobraram 35R$ pra formatar e instalar tudo de novo. Na verdade eu tinha o arquivo que faltava mais eu não sabia que tinha a tecla f8 para entrar no msdos antes de entrar no windows, se eu soubesse disso eu teria mesmo ajeitado as coisas.

Depois eu ia ferrar o computador de novo, peguei um vírus com os disquetes do nascar racing, o vírus era o Natas e ferrava tudo no computador, como resultado eu levei o computador para um amigo do meu pai que tirou os vírus usando um disquete de emergência do viruscan95, então até ai eu tinha aprendido duas coisas:

  1. Não bagunce muito o windows porque ele quebra muito fácil
  2. Use um programa antivírus

Passei então a aprender como o windows era instalado e coisas do tipo, então a partir daí eu não precisei mais levar meu computador a profissionais, eu mesmo seria o responsável por ele.

Eu fico por aqui, esperem a segunda parte da história o/

Nenhum comentário: